Skip to main content

Europa: Público Britânico Apóia Políticas Mais Racionais de Drogas, Diz Sondagem

Submitted by traducidio on
Permission to Reprint: This content is licensed under a modified Creative Commons Attribution license. Content of a purely educational nature in Drug War Chronicle appear courtesy of DRCNet Foundation, unless otherwise noted.

Comments

Anonymous (not verified)

Uma sondagem da atitude britânica em relação às políticas de drogas descobriu que a maioria das pessoas está pronta para descriminalizar a maconha ou torná-la uma infração equivalente a uma multa por estacionamento. Mas, a pesquisa também descobriu que uma sólida maioria faz distinção entre drogas "leves" como a maconha e drogas "pesadas" como a cocaína e a heroína. A maioria das pessoas não quer ver nenhuma diminuição das restrições sobre o uso ou venda das drogas pesadas.

O lançamento da sondagem nesta semana acontece com a Grã-Bretanha em meio a uma batalha para redefinir as suas políticas de combate às drogas. Há apenas duas semanas, um comitê parlamentar que estudava as políticas de drogas lançou um relatório que chama o esquema de classificação das drogas da Grã-Bretanha de não-científico. As políticas de maconha continuam atormentando os britânicos, assim como a alta no consumo de cocaína e os altos níveis de consumo de outras drogas. O governo também está discutindo as políticas de drogas agora porque em dois anos deve avaliar a sua estratégia atual de 10 anos.

A maconha é atualmente uma droga de Classe C - a categoria de drogas menos sérias - e os infratores por porte são tipicamente multados, enquanto que as vendas de maconha continuam sendo um crime sério punível por até sete anos de prisão. Apenas 38% queriam que tanto o porte quanto as vendas continuassem sendo infrações criminais, enquanto que 30% queriam menos sanções penais apenas para o porte, 13% queriam a descriminalização total do simples porte e outros 15% queriam ver tanto as vendas quanto o porte tratadas não como se fossem crimes. Em outras palavras, 58% dos respondentes foram a favor das políticas de maconha mais indulgentes que as políticas atuais.

As condutas foram muito mais duras em relação às drogas "pesadas", com 73% dos respondentes sendo a favor do status quo. Apenas 17% foram a favor de menos sanções penais para o simples porte e apenas 6% foram a favor da descriminalização total do porte. A pesquisa nem perguntou se alguém seria a favor de legalizar o tráfico de drogas pesadas.

Os respondentes também concordaram em geral que um novo esquema de classificação das drogas, que contenha talvez uma Classe D para drogas como o álcool, o tabaco e a maconha, seria algo bom por uma margem de 56% a 30%. Quando se trata de comparar os danos de várias drogas - lícitas e ilícitas - os respondentes classificaram a heroína como a pior, seguida de perto pela cocaína, os solventes, o êxtase e o tabaco em ordem descendente. A maconha foi classificada como a menos nociva de quaisquer drogas, exceto os tranqüilizantes prescritíveis e o café.

A cidadania britânica também demonstrou uma consciência da noção de redução de danos, com desconcertantes 89% de acordo com ela: "Quer gostemos ou não, sempre haverá gente que usa drogas e as metas devem ser as de reduzir o dano que elas causam a si mesmas e aos demais".

Se esta sondagem servir como indício, parece que o público britânico está pronto para algumas políticas de drogas mais racionais. A pergunta é: A classe política britânica está pronta?

Wed, 03/28/2007 - 12:14pm Permalink

Add new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.